quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Passos Coelho precisa de mais gafes de Cavaco. Por favor.

oclarinet.blogspot.com Jan 2012


A propaganda do governo precisa (muito) de qualquer coisa que desvie a atenção dos portugueses da realidade da governação e da verdadeira situação do país. O voluntarismo afirmativo de Passos Coelho não tem consistência. Passos Coelho diz agora, e logo agora, que não vai negociar o programa de ajuda e não pedirá mais tempo nem mais dinheiro.

Agora, que o The Wall Street Journal diz que o mais provável é que Portugal peça um segundo pacote de ajuda; e prevê muitas dificuldades para um regresso aos mercados em 2013, mesmo que o nosso país consiga cumprir os acordos com a troika.

Agora que o Instituto Internacional de Finanças, (IIF) que representa os credores privados na reestruturação da dívida grega, tem iguais preocupações em relação a Portugal.

Agora que as taxas de juro bateram novo recorde – a dez anos 14,8%, a cinco 19,1%, a dois 15,3%.

Agora que o próprio FMI desaconselha mais austeridade nos países em que a situação económica se agrave.

Passos Coelho quer fazer passar a ideia de que se cumprirmos o acordo da troika o país reconquista credibilidade. É falso. Todas as mensagens que vêm dos mercados indicam o contrário ou que não basta, e não é só por efeito de contágio da situação grega; o agravamento da recessão como prevê o Banco de Portugal vai destruir milhares de empresas e postos de trabalho, vamos chegar a 2013 pior do que estamos, sem tecido empresarial que suporte a economia e o emprego.

É o que eu vejo no contacto profissional diário com o sector produtivo, não há um empresário que não diga “estes gajos não sabem nada do que são empresas ou economia”. A luta nas PMEs hoje, é apenas pela sobrevivência, tentar não encerrar portas, ninguém pensa em crescimento – assim nunca iremos pagar qualquer dívida.

Agora, que está a esgotar-se a palhaçada em que se transformou a justa indignação pelas palavras de Cavaco Silva, sobre os seus (parcos) rendimentos, diria que o governo precisa de mais gafes e diversões, mais ruído e contra informação. Não vai ser fácil, a realidade volta sempre, e mais cinzenta…

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: