segunda-feira, 27 de junho de 2011

O diálogo frutuoso do ministro Álvaro Santos Pereira e as impressões de Carvalho da Silva.

combichoJun2011
                                                  Diálogo Frutuoso


O ministro da Economia e do Emprego reuniu hoje com a CGTP. Carvalho da Silva à saída do encontro, e quando lhe perguntaram se tinha ficado bem impressionado, disse “não fiquei com qualquer impressão”. O ministro Álvaro não clarificou o seu pensamento quando recebeu a CGTP, segundo Carvalho da Silva.

Já no outro encontro do ministro Álvaro, com o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) José Pinto Coelho, as coisas devem ter corrido com outra abertura, pois à saída o presidente da CTP disse ter ficado “bem impressionado” com o ministro Álvaro.

A diferença de impressões dos interlocutores do ministro tem significado político; principalmente quando Álvaro Santos Pereira definiu como uma das suas prioridades a Concertação Social. O ministro antes do encontro com a CGTP estava optimista e esperava um “diálogo frutuoso”. O diálogo faz-se abrindo o jogo com todas as partes e não escolhendo o par para dançar.

O que impressiona neste início de carreira política do ministro Álvaro é que tenha ficado com uma pasta que pede grandes capacidades políticas, coisa que pelos vistos não tem à partida, e não tem tempo para aprender a ter.

Parece por estas primeiras reuniões que temos um ministro que descarta a CGTP da Concertação Social. A ser assim vai haver problemas adicionais no que diz respeito ao “emprego e competitividade”. Baixos salários, maior facilidade nos despedimentos e menos apoios sociais, não se impõem com facilidade.
Se a coragem é para confrontar quem trabalha a situação do país vai para a conflitualidade.

O ministro Álvaro devia saber que quando se quer trabalhar em equipa, não se deixam protagonistas do jogo de fora.

Sem comentários: