sexta-feira, 3 de junho de 2011

O voto em branco.

branco


O voto em branco nas legislativas é contabilizado junto com os nulos, ao contrário das presidenciais onde não conta. Com essa contabilização fica-se apenas a saber quantos são, mais nada. Mas para que serve objectivamente? Para nada daquilo que são os objectivos (mais ou menos divulgados) de quem vota em branco.

Como forma de protesto contra a classe política não resulta, nada acontece aos políticos, não deixam de ser eleitos. Os que são eleitos são-no legitimamente, e são tão representativos com a percentagem de votos brancos e nulos, como se houvesse mais um ou dois pequenos partidos com essa percentagem.

Ninguém deu importância aos votos brancos e nulos das anteriores eleições, nestas será igual. Não se pode afirmar o que representam, as motivações serão várias e até contraditórias, não tem efeito político porque não tem políticas, não vincula ninguém, é um acto oco. Aqueles que votam em branco porque não se identificam com nenhum político também não se identificam com os outros que votam em branco; se houvesse movimento seria cada um para seu lado. O que pensa o voto em branco sobre a nacionalização da CGD?

O voto em branco tem sido expressão do radicalismo inconsequente e do desalento legítimo pela governação e pelo sistema político. Mas não é passando ao lado da intervenção política que as situações negativas se alteram, pelo contrário, terão de ser políticos eleitos a melhorar a democracia, pois políticos não eleitos não estão interessados na democracia.

As medidas que afectarão os portugueses nos próximos tempos, apesar do memorando da troika, dependem da composição do parlamento. Votar em branco nestas circunstâncias é para além de abdicar da escolha dos seus representantes, votar nos vencedores que se perfilam. Quem votar em branco não pode dizer que não votou nos políticos que vão governar, eles serão eleitos também pelos votos brancos e abstenções.

Por outro lado o voto branco conta na conversão de votos em mandatos, diminuindo a percentagem necessária para eleger deputados, ou seja votos em branco de eleitores de esquerda podem contribuir para eleger um deputado do CDS e votos em branco de eleitores de direita eleger para o BE. Votar em branco não só não impede a eleição dos deputados, como podem ajudar a eleger deputados que nunca o eleitor desejaria. Onde está o protesto?

Sem comentários: