quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sondagens dão vitória ao PSD e maioria de direita no Parlamento

2011junho


Pela leitura das sondagens só os abstencionistas e votantes em branco podem impedir a maioria de direita na Assembleia da República.

A sondagem da Universidade Católica, representativa da tendência se voto pelos 3963 inqueridos e por ser por voto em urna, dá para PSD e CDS juntos 115 a 130 deputados, (a maioria são 116 deputados), os indecisos reduziram-se de 28% para 12% e a diferença do PSD para o PS deixou de estar dentro da margem do empate técnico. O PSD mantém o valor das percentagens médias de há uma semana, o PS baixa, o que significa que a campanha generalizada contra José Sócrates, nos meios de comunicação social e pelos partidos à esquerda do PS surtiram algum efeito. PCP e Bloco de Esquerda continuam (juntos) com os mesmos 15% de intenções de voto do início; da sua campanha contra Sócrates e o governo, resultou terem atirado muitos eleitores do centro-esquerda para a abstenção, Passos Coelho para primeiro-ministro e uma maioria de direita para o parlamento – para aplicar o memorando da troika e mais uns trocos. Isto se este cenário se confirmar no dia 5 de Junho

Nesta recta final das eleições a decisão (pelo voto útil à esquerda) está na possível alteração das intenções daqueles que decidiram votar em branco, boa parte deles gente politizada que, creio, não ficam indiferentes perante a percepção que com o seu voto em branco, objectivamente e em função da realidade actual, estão a votar em Passos Coelho e Paulo Portas.

Sem comentários: