domingo, 10 de abril de 2011

Emiliano Zapata foi morto a 10 de Abril de 1919

Emiliano Zapata (1879-1919) foi líder da Revolução mexicana de 1910 contra a concentração fundiária e a ditadura de Porfírio Díaz, organizou índios e camponeses no sul, que ocuparam e repartiram terras entre a população necessitada. Juntou-se a Pancho Villa que liderava os camponeses do norte. As rebeliões levaram ao derrube de Díaz, substituído por Francisco Madero em 1911, que prometera a Reforma Agrária.
Madero quis a desmobilização do Exército de Libertação do Sul, Zapata recusou e o governo mandou tropas para o desarmar, sem sucesso. Zapata lançou o plano Ayala, que exigia para além da reforma agrária o fim do governo de Madero, que não cumpriu a promessa de entregar terras aos camponeses.
 Madero vem a ser assassinado por Vitoriano Huerta em 1913. Zapata continuou a luta de guerrilha “Terra e Liberdade” contra uma maior repressão de Huerta, antigo general de Porfírio Díaz.
 Venustiano Carranza da facção constitucionalista do exército, aliou-se a Zapata e Villa para derrubar Huerta, que veio a deixar o México.
É Carranza que vai chefiar o governo, elaborando a Constituição de 1917 que acabou por piorar a situação dos camponeses. Segue-se a guerra de Zapata e Villa contra o poder de Carranza com o fim dos líderes revolucionários traiçoeiramente baleados. Zapata foi atraído pelo general Jesus Guajardo que se dizia simpatizante da luta zapatista, e nesse encontro, atingiu-o com vários tiros, para receber a recompensa que o governo oferecia pela morte do revolucionário.
Emiliano Zapata deixou um legado, a luta continua através do Movimento Zapatista que o mundo conheceu após a revolta de Chiapas, em 1994, contra a NAFTA (acordo de comércio livre entre México,E.U. e Canadá) . Actualmente, na Rádio Zapatista, pode seguir a actividade deste Movimento.

                       
Zapatistas

Sem comentários: