segunda-feira, 10 de março de 2014
Ex-guerrilheiro eleito presidente de El Salvador.
Post Scriptum -13 de Março
Confirma o que aqui se escreveu na segunda-feira:
Sánchez Céren, o candidato da FMLN (Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional) foi eleito, à segunda volta, presidente de El Salvador.
Segundo relata o canal de televisão Telesur, o escrutínio final confirma a vitória tangencial de Céren, com 50,11% contra 49,89% do candidato da direita Norman Quijano.
Recorde-se que o candidato da esquerda não foi eleito na 1ª volta, também tangencialmente; obteve 48,92%, a um escasso 1,09 da maioria. Nesta 2º volta toda a direita de uniu contra Sánchez Céren (Quijano tinha obtido na 1º volta apenas 38,95% e António Saca, 3º mais votado - 11,40%).
Se o escrutínio final confirma a vitória de Sánchez Céren, era possível hoje ler que “esquerda e direita reclamam vitória nas presidenciais de El Salvador”.
Apesar de os próprios Estados Unidos aconselharem calma na espera dos resultados finais e de os observadores internacionais não se terem pronunciado por alguma anomalia nas eleições, a direita já pedia a intervenção das Forças Armadas - decerto para “desempatar”.
As forças neo-liberais travam uma contra-ofensiva na América Latina que não vai ter tréguas. Os Estados Unidos e o poder financeiro internacional, aliados aos oligarcas de cada país onde há governos progressistas, tudo farão para que a história volte atrás.
Na América Latina resiste-se; e em muitos lados governando.
(Sobre a 1ª volta e as forças políticas em El Salvador - Clicar AQUI)
Para ver últimos posts clicar em – página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário