sábado, 1 de outubro de 2011
Joe Hill por Paul Robeson. Para não esquecer.
“Joe Hill” (7/10/1882 – 19/11/1915) foi um activista sindical, sueco de nascimento com o nome Joseph Hillstrom, imigrado nos Estados Unidos; autor e interprete de canções (Folk-Song) que hoje se chamariam de intervenção.
Membro da organização maioritariamente libertária Workers of the World (IWW). Julgado e condenado à morte por assassinato, no estado do Utah, após um julgamento político onde não foram apresentadas provas ou testemunhas que suportassem a acusação.
Joe Hill juntou-se à IWW quando trabalhava nas docas de S.Pedro na Califórnia, onde foi um dos líderes grevistas. Depois passou a correr o país como organizador da IWW tarefa que fazia a par da composição de canções de cariz político. É no Estado do Utah, “ocupado” pela seita religiosa Mórmon, que lhe montam a armadilha da acusação e julgamento. Nesse Estado, em Bingham, Joe Hill tinha conseguido juntar os trabalhadores da Utah Construction Company num único sindicato, obtendo vitórias reivindicativas; foi morto por isso.
Após a sua morte, fizeram-se filmes compuseram-se baladas escreveram-se livros, a relembrar a sua actividade como sindicalista e compositor de topical songs das mais populares entre os operários que deambulavam pelos Estados Unidos em busca de trabalho, composições também cantadas em piquetes de greve e manifestações.
São célebres as últimas palavras que enviou aos seus camaradas. Não chorem a minha morte, organizem-se.
HOJE – DIA 1 DE OUTUBRO DE 2011 – GRANDES MANIFESTAÇÕES – EM LISBOA E PORTO
Contra o empobrecimento e as injustiças, pelo emprego, salários, pensões e direitos sociais.
Convocatória da CGTP -Intersindical
(Para ler últimos posts clicar em - página inicial)
Etiquetas:
carlos mesquita,
CGTP,
Joe Hill,
Manifestações,
música,
Paul Robeson,
Sindicatos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário