segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Greve nos comboios no Carnaval. Serviço combinado.
A greve dos maquinistas da CP no dia de carnaval deverá levar a empresa a realizar apenas os 162 comboios definidos como serviços mínimos pelo tribunal arbitral, um número que corresponde a cerca de 19% da oferta prevista.
O Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) informou no sábado passado que mantém a greve para o dia de carnaval, amanhã, nas empresas CP – EPE e CP – Carga; das 00h00 às 24h00.
Segundo o sindicato, a razão para a greve é “o incumprimento por parte das administrações daquelas empresas do acordo de 9 de Junho de 2011, que criou condições objectivas para a pacificação laboral” e ainda a “intransigente posição do Presidente da CP de aposta no conflito e na negação do seu desbloqueamento pela via negocial”.
O SMAQ queixa-se da “perseguição disciplinar de que os maquinistas estão a ser alvo diariamente” notando que no próprio dia em que anunciam esta greve “chegaram mais 18 processos disciplinares contra os maquinistas que exerceram, nos termos legais, o seu direito de greve, relacionados com o conflito de Fevereiro/Março de 2011”.
Esta greve no Carnaval é a continuação das do Natal e Ano Novo que referi aqui em 23 e 27 de Dezembro. Os fundamentos ainda são os mesmos, a não cedência por parte da administração da CP em reivindicações que já tinha concordado conceder.
Trata-se de um serviço combinado entre a Tutela e a Administração da CP, agravado com mais processos disciplinares de maquinistas. Com estes responsáveis (?) no governo e no conselho de administração da CP, não se vê solução.
(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)
Etiquetas:
carlos mesquita,
Comboios,
Greve na CP,
Luta dos trabalhadores,
política nacional,
Sindicatos,
SMAQ
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário