quinta-feira, 28 de junho de 2012
Ataque NATO? Turquia reforça-se na fronteira da Síria.
Após a “reunião urgente” (ver aqui) da NATO, na última terça-feira, a Turquia enviou hoje um comboio militar para reforçar a presença bélica na fronteira com a Síria.
A manobra militar realizada por cerca de 30 veículos, incluiu camiões com baterias de misseis, armas anti-aéreas e ambulâncias militares. O material chegou hoje à cidade costeira de Iskenderun, principal porto turco, a 50 quilómetros da fronteira com a Síria.
A agência Anatolia noticiou que veículos blindados foram levados até perto da fronteira; para as cidades de Sanliurfa e Reyhanli, ambas na província de Hatay, onde estão campos de refugiados sírios.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que já tinha anunciado que qualquer movimento de tropas ou de material militar sírio que se aproxime da fronteira com a Turquia, seria considerado uma ameaça e um alvo militar, diz agora que não tenciona atacar a Síria, mas retaliará a qualquer acto hostil.
As peças estão montadas no terreno, falta a provocação (coisa que só depende da vontade política de quem quiser uma internacionalização do conflito sírio) para envolver a Turquia e a Síria, e os aliados de ambos, numa guerra.
A “reunião urgente” da NATO foi, pelos vistos, produtiva; o que produziu ainda não se sabe, mas não contribuiu para a paz naquela região e no mundo.
(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário