quarta-feira, 6 de junho de 2012
Moody´s corta rating de bancos alemães.
A crise da dívida na Zona Euro atinge a Alemanha. A agência de notação “Moody´s cortou nesta quarta – feira a nota de sete grupos bancários alemães e dos três maiores bancos da Áustria.
A Moody´s realça os riscos da qualidade dos activos da banca alemã e austríaca, pela limitada capacidade de absorverem prejuízos causados por mais choques, resultantes da crise da divida da Zona Euro.
A exposição directa da banca alemã e do Unicredit italiano, proprietário de bancos na Alemanha e na Áustria, à dívida soberana e à crise financeira “a leste”, pode levar a um colapso do sistema financeiro pelos reflexos que teria nos Estados Unidos da América.
Como dizia um ministro francês respondendo às pressões de Obama na cimeira da Nato, “que saibamos a crise não começou na Europa, o Lehman Brothers não era um banco francês ou italiano”, se chegar lá a carambola da crise não é nada que não tenha sido previsto, para não dizer merecido.
Que apareceria à porta dos bancos alemães era mais que certo; ainda tem pouco significado e no fundo têm sido as instituições de crédito alemãs as mais favorecidas pela crise. Quem não merece pagar a crise é quem não contribuiu para ela e têm sido sobretudo esses que estão a pagá-la.
(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário