terça-feira, 5 de junho de 2012

Jornada de luta nos meios de comunicação espanhóis.

Espanha -  dia de luta nos meios de comunicação. Jun.2012

No dia em que foram entregues pelos Príncipes das Astúrias os “premios de periodismo APM 2011” (ver aqui) os profissionais da comunicação social de Espanha participam numa “jornada de luta” para “denunciar os numerosos despedimentos no sector, a perda de qualidade da informação e o aumento generalizado da precariedade laboral”.
Prémio - Asociaçión de la Prensa de Madrid

A Jornada que agora decorre.(AQUI)

Declarações de Fran Llorente. (AQUI)

Em Portugal, que sofre dos mesmos males “no pasa nada”, a informação que temos é adequada às nossas necessidades; ainda ontem, pelas 18.00h, tive direito a ouvir no rádio do meu carro uma reportagem em directo do interior de um avião – o que era a matéria? Os jogadores da selecção nacional de futebol a tomarem lugar no dito…!

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

2 comentários:

francisco c santos disse...

O nosso país como em tudo, continua apático a todas as medidas que estes governantes lhes vão impondo, esta da comunicação social é mais uma, vão privatizar um canal da RTP, e não vejo ninguém levantar um dedo para contestar, somos um povo de brandos costumes...

Unknown disse...

A servidão voluntária demorava dezenas de anos, até séculos, a solidificar. Os novos meios ao dispor do poder abreviam resultados, a comunicação social totalmente controlada faz em poucos meses o que custou à Igreja milénios ou ao poder financeiro duas gerações.

O que as sondagens sobre a política e os políticos nos contam é somente o nível de penetração das campanhas nos meios de comunicação (onde nada é inocente). Por detrás há uma máfia bem organizada e altamente financiada que é difícil combater.

As redes sociais, e nestas os blogues, são uma gota amadora no oceano profissionalizado, coisas dispersas, erráticas nos objectivos, duvidosas nos métodos e resultados, mas é o que temos.

Por aqui falta tempo e talento para melhor contrariar o estado de coisas, cabe aos outros utilizadores dar uma ajuda. Obrigado Chico.